Weby shortcut

Estrutura curricular

Atualizado em 21/09/18 12:19.

Estrutura Curricular

 

Para o Mestrado - Devem ser cumpridas 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, 08 (oito) créditos em disciplinas optativas e 04 (quatro) créditos em atividades complementares.

 

Para o Doutorado -

Devem ser cumpridas um total de 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, 08 (oito) créditos em disciplinas optativas e 08 (oito) créditos em atividades complementares. Além dos créditos atribuídos a disciplinas, são atribuídos mais 32 (trinta e dois) créditos de atividades programadas referentes à defesa e à aprovação da tese.

 

Disciplinas Obrigatórias

 

I-Disciplinas Obrigatórias

Disciplina Créditos Carga Horária
Teoria Sociológica I 04 64
Teoria Sociológica II 04 64
Métodos e técnicas de pesquisa 04 64

 

Teoria sociológica 1

Contexto histórico do surgimento da Sociologia; Émile Durkheim e a Formalização Sociológica; Max Weber e a Sociologia Compreensiva; Karl Marx e a crítica à sociedade capitalista.

Teoria Sociológica 2

Balanço do estado atual do conhecimento sociológico; A oposição entre níveis micro e macro de análise; A oposição entre individualismo e holismo; tentativas de superação: Giddens e Bourdieu; O individualismo metodológico; A racionalidade da ação e seus limites; efeitos perversos; Ação coletiva.

 Métodos e técnicas de pesquisa

A ciência e seus perigos. Progresso científico e revoluções na ciência. Método científico, cartesianismo, positivismo e modernidade. Lógica da descoberta científica. Método e filosofia da ciência. A metodologia dos programas de pesquisa científica. Ciência e realidade. O projeto científico. Métodos e instrumentos de pesquisa. A tecnologia do projeto de pesquisa. O aparato estatístico. O problema da informação científica. Tratamento de dados. A “contracorrente”. A responsabilidade do cientista.

Disciplinas Optativas

Ofertadas de acordo com as linhas de pesquisa em Disciplinas Regulares ou Tópicos Avançados, portanto de caráter flexivo, ou seja, sua oferta pode ser descontínua.

 II-Disciplinas Optativas

Disciplina Créditos Carga Horária
Sociologia do trabalho 04 64
Teorias dos movimentos sociais 04 64
Violência e controle social 04 64
Sociologia do Esporte 04 64
Educação inclusiva 04 64
Pensamento social brasileiro 04 64
Diferença, Desigualdade e Cidadania 04 64
Teoria social feminista 04 64
Sociologia da Cultura 04 64
Sociologia da Religião 04 64
Gênero e sexualidade 04 64

 

 Dissertação e Tese: Não é disciplina, mas atividade de manutenção do vínculo do discente com o programa, é dedicada à elaboração do projeto de dissertação/tese pelo aluno e não conta créditos.