Procedimentos para expedição do diploma

Atualizado em 05/10/18 10:01.

De acordo com a Resolução CEPEC 1403, o prazo será de até 45 (quarenta e cinco) dias, após a defesa, para encaminhar as solicitações de diploma, tendo o/a discente entregue a versão do trabalho final com correções OU NÃO. Esse prazo deve ser respeitado, impreterivelmente. Esse procedimento colocará fim às solicitações de diploma feitas em prazo muito posterior à defesa, quando as dificuldades de arquivo da documentação colocam obstáculos à emissão de diplomas. Além do mais, o procedimento objetiva colaborar com o bom andamento dos relatórios na Plataforma Sucupira.

Passo nº1: Após a aprovação, o/a discente deve fazer os seguintes ajustes para a versão final da dissertação/tese:

1. Fazer as correções/alterações sugeridas pela banca examinadora;
  2. Caso a banca faça alguma sugestão de mudança de título, o mesmo deve ser feito também na Ata da Defesa que está a assinatura da banca. O titulo que consta na “Ata da Defesa” deve ser o mesmo que consta no exemplar a ser entregue e em todos os demais documentos a serem entregues;

Passo nº2: Seguir as orientações da Biblioteca Central para a elaboração da versão eletrônica da dissertação/tese, disponível em

Procedimentos para envio das teses e dissertações para publicação na BDTD

O prazo para biblioteca enviar o "Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese", para a secretaria do programa ou para o aluno, é de 05 (cinco) dias úteis.

Depois de enviada a documentação, o(a) aluno(a) receberá um comprovante de depósito da biblioteca.

Passo nº3: O/A aluno/a deverá entregar na secretaria do programa, no prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias contados da data da defesa, os seguintes documentos:

• 1 (um) CD contendo a versão final da dissertação/tese em formato PDF (conforme orientações do passo nº1 e nº2);
  • Documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca “Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese” (conforme orientações do passo nº2);
  • Cópias autenticadas * da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte, para estudantes estrangeiros);
  • Cópia autenticada* do Diploma de Graduação (alunos mestrado e doutorado);
  • Cópia autenticada* do Diploma de Pós-Graduação (alunos doutorado);
  • Declaração de "nada consta" da Biblioteca da UFG (com assinatura do responsável pelo setor);
  • Para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do visto válido na data da defesa;
  • Para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Graduação, exigência do inciso IV do Regulamento Geral, deve ser devidamente revalidado e/ou reconhecido por instituição credenciada no Brasil;
  • Para estudantes estrangeiros que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.

Todas as autenticações necessárias podem ser feitas no próprio programa pelo/a servidor/a, por meio do carimbo de confere com o original. Nesse caso, não se esqueça de trazer os documentos originais.

O diploma é retirado pelo/a estudante na Coordenadoria de Expedição e Registro de Diplomas do CGA – Reitoria (fone: 3521-1120).