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PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DO DIPLOMA

Atualizado em 10/09/19 08:47.

IMPORTANTE: os procedimentos para realização da defesa  não serão iniciados antes do cumprimento completo de todos os procedimentos que seguem. Estes têm relação com o posterior pedido de emissão do diploma, que é atribuição da secretaria do Programa, e para o qual existem prazos e procedimentos obrigatórios. Os documentos devem ser entregues junto com o pedido de agendamento da defesa.

 

ANTES DA DEFESA

 1. Preencher o formulário de metadados (disponível em https://bc.ufg.br/p/3942-formularios-usados-no-sibi-ufg) digitalmente e nunca à mão;

 

2. Preencher e assinar o Termo de Ciência e Autorização – TECA (disponível em https://bc.ufg.br/p/3942-formularios-usados-no-sibi-ufg);

 

3. Preencher e gerar em PDF a ficha catalográfica. Para isso, seguir orientações do site da Biblioteca Central (www.bc.ufg.br), no menu superior: Produtos >>> Ficha catalográfica.;

 

4. Incorporar à sua Dissertação / Tese também em PDF: o TECA como a 2a. folha (ou seja, após a capa); e a Ficha Catalográfica como a 4a. folha (ou seja, após a folha de rosto) assim as primeiras páginas ficam na seguinte ordem: 1º Capa, 2º TECA, 3º Folha de rosto, 4º Ficha catalográfica, 5º Ata de defesa.

OBRIGATÓRIO: O arquivo da Dissertação / Tese deve ser desprotegido (sem senha), permitir seleção de texto e não pode exceder a 75 MB.

 

5. Em sua Dissertação / Tese, ao final da seção "Resumo", incluir as palavras-chave. Ao final da seção "Abstract", incluir as keywords.

 

6. Atender às recomendações contidas no Ofício Circular nº 19/2018 e da portaria CAPES nº 206, de 4 de setembro de 2018 (em anexo).

 

7. Incorporar o parecer do Comitê de Ética que aprovou a pesquisa (se for o caso) no final da dissertação/tese;

 

8. Enviar os arquivos por e-mail para leticiaferreira@ufg.br listados abaixo:

  1. Formulário Metadados;

  2. Dissertação/tese com TECA e ficha catalográfica incorporados;

  3. Guia de encaminhamento de trabalhos de acadêmicos, assinado pelo/a orientador/a e pelo/a discente;

  4. Declaração de nada consta obtida junto à Biblioteca Central;

  5. Cópia do diploma de graduação (frente e verso) e de mestrado (frente e verso), quando for o caso;

  6. Cópia do RG e CPF; Em caso de alteração de nome: certidão de casamento ou RG com nome atual e

  7. Planilha de atividades complementares (disponível aqui) juntamente com os comprovantes/certificados.

  8. Comprovante de realização do estágio docência- apenas para bolsistas;

  9. Histórico escolar – comprovação da integralização de créditos exigidos pelo PPGS/UFG – expedido pela secretaria do PPGS;

  10. comprovantes da produção científica discente no decorrer do curso, conforme Artigo 37, § 3º (mestrando/a) e § 4º (doutorando/a) do regulamento do PPGS/UFG:

§ 3º – O mestrando deverá, no decorrer do curso, participar como autor ou co-autor de pelo menos dois eventos científicos na área de sociologia ou afim (com apresentação comprovada de comunicação, com resumo expandido ou trabalho completo publicado em anais) e publicar como autor ou co-autor (ou atestar submissão à publicação) pelo menos um artigo em periódico especializado.

§ 4º – O doutorando deverá, no decorrer do prazo do curso, participar como autor ou coautor de pelo menos quatro eventos científicos na área de sociologia ou afim (com apresentação comprovada de comunicações, com resumos expandidos ou trabalhos completos publicado em anais) e publicar como autor ou co-autor (ou atestar submissão à publicação) pelo menos dois artigos em periódicos especializados e devidamente reconhecidos na área.

Para estudantes estrangeiros:

- Para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do visto válido na data da defesa;

- Para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Graduação, exigência do inciso IV do Regulamento Geral, deve ser devidamente revalidado e/ou reconhecido por instituição credenciada no Brasil;

- Para estudantes estrangeiros que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.

 

APÓS A DEFESA

  Em atendimento à Resolução CEPEC 1403, após a defesa o estudante terá 30 dias para enviar por email a versão corrigida da dissertação/tese juntamente com a seguinte documentação:

  1. declaração do/a orientador/a atestando que as correções finais sugeridas pela Banca foram feitas (disponível aqui);

  2. o arquivo da versão final da dissertação/tese com:

2.1. as correções sugeridas pela Banca; devendo refazer os procedimentos de 1 a 6 nos itens em que couberem alterações estritamente dentro desse prazo;

2.3. a incorporação da ata da defesa como a 5ª folha;

2.4. o formulário metadados com as alterações (se for o caso);

 

Deverá entregar na secretaria do PPGS 01 Cópia física, capa dura na cor AZUL ROYAL, da dissertação ou tese para depósito no PPGS com as devidas correções.

 

Caso o arquivo da dissertação/tese com as correções sugeridas pela Banca (se for o caso) não seja entregue em 30 dias após a data da defesa, a versão entregue antes da defesa será encaminhada à Biblioteca Digital da UFG e não será mais possível alterá-la para obtenção do recibo, necessário à solicitação do diploma.

 

O diploma poderá ser retirado em 10 a 30 dias após a solicitação, no Centro de Gestão Acadêmica da UFG - telefone (62)3521-1120.

 

 

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